quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Andando sozinha em Gamla Ston

Olá, meus onze seguidores e visitantes
Na segunda eu aproveitei que não estava chovendo pra ir me aventurar em Gamla Stan (numa tradução literal, cidade velha). Saí do metrô andando contente, e pensei que com certeza eu ia consegui voltar sozinha. Ledo engano. Precisei pedir informação três vezes até encontrar o caminho. Mas o lugar é bem legal, bem pra turistas mesmo. São milhaaares de lojinhas de souvenir e coisas pra turistas. Talvez seja o que mais se aproxima do nosso camelô.

Riksdagens Hus


Taí a água, Rosa! Acho que é doce.

Palavra em português. Devia ter perguntado o que vendia aí dentro

E aí começou a turistagem. Sabe aqueles caras pintados de prateado na rua? Aqui tem esse tipo estátua
antiga, tipo estátua da liberdade. Notem a semelhança abaixo:



Muitas bandeiras da Suécia. No geral, as pessoas tem bandeiras na janela, na varanda,
é comum pelo que eu vi aqui.

Quando eu vi essas roupas...tinha que fotografar. Vai vendo essas sainhas tipo cabaré aqui na frente.
E essa calça do Restart!

Nas lojinhas de presentes tinham muitos duendes, magos, bonequinhos de viking, chapéu de viking...tudo o que qualquer um gostaria de ganhar de lembrancinha. E na frente de uma delas estava essa criatura horrenda. Detalhe: enquanto eu estava tirando essa foto veio um tiozinho do meu lado fotografar a coisa feia também. Acho que ele olhou e pensou que devia ser algo interessante, sei lá.

Muitas...hum...renas? Parece muito um alce, mas acho que nem tem alce por aqui.
Outra opção de presente vista em abundância.

Transporte ecológico,rs.

Eu arrasando na fotografia com uma mão só. Pena que elas ficam todas iguais.
Mas é só pra vocês matarem as saudades.

Eu fiquei um tempão tentando descobrir o que essa tia vestida de abelha estava fazendo, Mas agora que eu vi a foto, ela estava vendendo esses negocinhos de fazer bolha de sabão (novamente, igual no Brasil). Eu lembro que a gente levava isso pra casa e nunca fazia umas bolhas tão legais quanto o tio do calçadão.

Isso aqui é uma parte do parlamento. Tinha um gramado na frente com um povo deitado, bem Europa mesmo.

Mais água...


Essa foto é importante, porque marca o momento em que eu percebi que eu não sabia mais o caminho de volta pra estação. Mas eu sabia que tava perto e tal, ainda estava otimista...

Tinha um prédio que tinha todos os signos na fachada. Eu fotografei só esse porque tem o meu signo, o do Matheus, papai e Rosa. E também ia ficar chato mostrar tudo.

Os suecos estão MUITO felizes que a princesa Victoria casou. Tem foto dela em todo lugar: pratos, bandeiras, postais...a situação devia estar complicada pra ela,rs.

Palavra importante pra todo mundo saber em sueco: liquidação

A partir daí eu parei de tirar fotos porque comecei a ficar cansada, com fome...estava um calor terrível aqui naquele dia. Eu não conseguia achar o caminho da estação, as ruas eram todas iguais, tortas, apertadas e cheias de turistas. Comprei um chocolate pra me nutrir e segui perguntando bravamente até chegar no metrô. Foi a vez que eu estava mais perdida em Estocolmo.
Então o status é: 2 dias sem me perder e 3 sem chorar.

3 comentários:

  1. Juuu!!! Q dózinha!!! Não somos só 11 leitores heeh..somos faaarios mais, porem mtos timidos q nao se cadastram rs.
    Ah, avise a Rosa q eu acho q a agua é salobra, vista que Estocolmo parece estar em cima de um estuário, como Recife.
    Ah, os bichinhos podem ser alces sim, eles ocorrem na Suécia.
    Gentem!! Procure saber mais sobre a princesa Vitória..se ela era feia ou velha demais haha, só por curiosidade hahaha
    Parabens! Seu saldo está melhorando!!!
    bjos!
    PS: Escreva mais...

    ResponderExcluir
  2. Juuu ja estava sentindo falta do seus posts aqui no blog!
    Esse era o lugar que eu tinha te falado que é bem turistico, bonitinho.
    Ju se diverte bastante aí e continua postando aqui pra gente
    bjos!

    ResponderExcluir
  3. Tia, por que a cidade velha de vcs, parece bem mais nova que a nossa? rsrsrs

    E, como as ruas parecem limpas!

    Será que é daquela água rosa que surgiu o refrigerante Jesus? Se vir bolhas, pegue seu canudinho. :))

    Besos!

    ResponderExcluir